A educação de jovens e adultos no Brasil começou com os Jesuítas na época do Brasil colônia,através da catequização das nãções indígenas.A educação dos jovens e da sociedade não se faz somente nas escolas.Não podemos esquecer disso!Será que não é melhor comecar a apresentar soluções,a abrir portas, a criar fugas...?
Temos que trabalhar com adultos métodos que levam o aluno a pensar e ter um rococínio lógico.
4 comentários:
Realmente Katiusse, a educação de jovens e adultos é muito delicada, ou seja sua metodologia a ser trabalhada na sala de aula tem que ser voltada para a realidade dos mesmos. Fazendo com essa cliantela tenha seu próprio espaço de aprendizagem.
Já trabalhei com uma turma de jovens e adultos e achei a experiência maravilhosa, aprendi muito com eles.
É, preciso refletir as concepções de alfabetização e metodologias que assegure de fato a aprendizagem desses indivíduos que por alguma razão não tiveram condições em tempo hábil de se alfabetizaram. Já que é um direito que deve ser assegurado e mantido.
Realmente devemos ter um olhar mais amplo em relação a alfabetização de jovens e adultos, pois quando estamos alfabetizando crianças sabemos que elas terão tempo para aprender "tudo ao seu tempo", mas com jovens e adultos é diferentes, como diz Fátima temos que ter uma metodologia voltada para esta clientela, para ao invés de forma cidadãos não acabarmos "deformando", pois estar alfabetizado não é apenas ler e escrever o nome, ou uma bula de remédio, pegar um onibus etc..., é saber interpretar, forma opinão, concordar ou discordar com plena certeza do que está fazendo.
Concordo com voçês meninas, essa educação de jovens e adultos é bastante delicada, o educador preciza saber falar com os educandos, deixar sempre a perceberem que naqueles momentos em sala de aula vai haver uma troca de experiências, mostrando que eles também sabem, porém, diante esse saber precizam aprenderem mais.È bastante importante trabalhar a realidade dos educandos, partindo para a realidade do mundo. Fazendo essa comparação,com intervenções desafiadoras despertando neles um outro olhar e formando um ser crítico.
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