terça-feira, 22 de junho de 2010

O avanço da tecnologia na Educação

Vou começar meu texto falando um pouco sobre a importância do GESAC que tem como objetivo a inclusão digital em todo território digital. Milhares de alunos passam a ter acesso aos equipamentos de informática e o melhor com acesso a internet que possibilitam aos educando um nível maior de pesquisa.
É sempre importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando existe um projeto pedagógico para o uso desse equipamento. O computador só amplia os conhecimentos já existentes.
Com o avanço da internet em nosso mundo contemporâneo pode compreender que a internet esta começando a modificar a forma de ensinar e de aprender, isso acontece tanto em cursos presenciais quanto na educação à distância. Existe alguns cursos virtuais que podemos fazer sozinho e com a ajuda de tutor, já tem outros como o meu que é semi presencial que precisa compartilhar experiências, idéias e vivências no decorrer de todo ciclo nós ambientes virtuais de aprendizagens como: o moodle, Yahoo, blog, twiter e os fóruns de discussões. Seria muito bom se todos os alunos e professores tivessem acesso ao mundo digital, mas em nosso município a realidade é outra, tem escola que já possui info centro e outras não. Mas não adianta ter as tecnologias se os professores não têm qualificação para manusear e ensinar os alunos a mexer e explorar esses equipamentos, eu acredito que essa nova cultura pode trazer benefícios aos alunos em sala de aula, porque além do aluno aprender com essa nova tecnologia é algo novo.
A escola tem como objetivo principal levar o aluno a buscar novas e diferentes formas de aprendizagens que é de extrema importância na formação do individuo, tornando assim seres críticos e reflexivos que buscam novos horizontes. Porém muitas vezes o aluno vem à escola como mera obrigação.
Contudo cabe ao professor mostrar ao aluno que a escola é um espaço de interação com o mundo e a sociedade, que sem estudo e conhecimento não chegará a lugar algum. Pois a todo instante o mundo exige das pessoas maior preparação para enfrentar as problemáticas da globalização; enfim é o lugar onde o individuo é instigado a ser curioso e buscar novos caminhos para trilhar em busca do sucesso. Assim ele poderá analisar e fazer a escolha do caminho que quer seguir, mas que para serem alcançados é preciso haver muita luta e força de vontade, pois sabemos que pedras existem para atrapalhar nossos caminhos, só que muitas vezes as pedras que atrapalham podem servir de alicerce para sua construção.