sábado, 19 de junho de 2010

Software Livre

Saímos pelas ruas de Tapiramutá, em busca de informações para realizar uma pesquisa de campo sobre a possibilidade de implantação do software livre; e fomos a alguns órgãos, instituições e escolas para saber se os mesmos faziam uso do software e podemos perceber que só o espaço da faculdade de educação (UFBA) fazia uso desse software livre com o sistema operacional Linux.
O que é um software livre? É o nome dado a qualquer programa de computador. Segundo Free software livre Foundation esse programa pose ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.
Segundo o texto da cartilha Software Livre de Goiás que é um novo e fundamental componente da economia contemporânea, que por ser moderna depende fortemente de software, fazendo-se necessárias políticas publicas voltadas para o seu fomento. A criação de software livre é a inovação no processo de evolução e manutenção das soluções, a implantação de software livre nada mais é que uma peça latente do processo de democratização digital.
Apartir dos programas pesquisados encontramos o Gesac que é um programa criado pelo ministério das comunicações do governo Federal da Bahia. Esse programa tem como objetivo a inclusão digital em todo território brasileiro. Milhares de alunos passam a ter acesso aos equipamentos de informáticas e o melhor com acesso a internet que possibilitam aos educandos um nível maior de pesquisas.
Esse programa já existe em nosso município que esta implantado no centro educacional são Sebastião, porém não é suficiente para atender a demanda da comunidade escolar; sugerimos que os governantes amplie o Gesac para outras escolas da nossa cidade para que outros alunos possa ter acesso.
Para que outras escolas sejam beneficiadas o Gesac exige que a escola seja cadastrada e possui uma sala com equipamentos, o Gesac disponibilizam a infra estrutura fundamental para a expansão de uma rede.
Segundo o projeto de lei de autoria do vereador José Neves Filho, lei de N° 16.639/2001 da cidade de Recife; prefeito sanciona lei que prevê que secretárias e órgãos públicos municipais utilizem preferencialmente programas de computação de código aberto, ou seja, gratuitos.
Concluímos que o vereador ao criar essa lei, ele visa à economia de 40% em sistemas aos cofres públicos. Além disso, eles queriam ampliar os conhecimentos da população em relação ao software livre.
Em relação ao projeto sobre o Gec (grupo de pesquisa em educação, comunicação e tecnologias), o tabuleiro digital é o projeto de inclusão digital e tem como objetivo favorecer a inclusão sociodigital, através do acesso público à internet para a comunidade acadêmica da UFBA, assim como a comunidade em geral que estuda, mora, trabalha no entorno do vale do canela. Em relação a esse projeto chegamos à conclusão que ele foi criado não só para beneficiar os estudantes da UFBA e sim para inserir outras pessoas no mundo digital, e que necessita fazer uso desses equipamentos.
Em relação a todos os projetos pesquisados concluímos que o software livre é algo novo em nossa sociedade contemporânea, é de difícil entendimento para as pessoas quando falamos de software livre, tem pessoas que nem conhece e nunca ouviu falar; imagine nas escolas que a maioria da comunidade escolar é leiga em usar os computadores. É sempre importante frisar que o uso do computador na escola, só é eficaz quando existe um projeto pedagógico que incentive o uso desse equipamento. Cabe ao professor promover a aprendizagem do aluno para que esse possa construir o seu conhecimento num ambiente que o desafie e o motive para exploração, a reflexão, de idéias e descobertas.
O computador pode ser um importante recurso para promover e ajudar na passagem de informação para quem usa e promover a aprendizagem. Porém, pode ser um exercício interessante e nos ajuda sobre o entendimento e o papel do computador na construção conhecimento.

Referências Bibliográficas

CARTILHA de Software Livre. Salvador: PSL-BA, 2005
Projeto Software Livre Goiás
HTTP://www.ps-pr.softwarelivre.org
Projeto Software Livre Ceará
HTTP://www.al.ce.gov/legislativo/tramit27/pl234_07htm
Projeto GESAC
HTTP://www.idebrasil.gov.br/programa-gesac
WWW.tabuleirodigital.org

Nenhum comentário: